top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Viagem ao Rio Grande do Sul – Auguste de Saint-Hilaire.


Na capa desta obra monumental está gravada a tela de Cândido Portinari: Os Gaúchos. Nas palavras do grande cientista, botânico, historiador e explorador Saint-Hilaire estão gravados cenários, eventrações das terras e percursos de rios, florescências verdes e deslumbrantes insetos e outros animais diversos do longínquo sul do Brasil.


Mas sem dúvida, são os personagens que entre guerras e tréguas da Província de São Pedro do Sul, no junho invernoso de 1820, que mais estão presentes na verdadeira epopeia que esse desbravador francês se atem, desde suas peripécias iniciais em 1816.


A vida rude e sofrida dos nativos e colonizadores europeus – portugueses e espanhóis – era temperada por largos goles da infusão de erva nativa, partilhada do saber ancestral, do acolhimento em choupanas de capim e rasgadas pelo Minuano, pelas residuais e recentes refregas entre os impérios ibéricos pelas terras produtivas das Missões Guaraníticas e das recentes aspirações libertárias dos moradores destes confins da América.


“Na época em que os espanhóis se apossaram da aldeia de São Nicolau, o Marechal Abreu veio com suas milícias em socorro da província, e meu hospedeiro me assegura que, quando elas se retiraram, causaram maior prejuízo que os próprios inimigos, pilhando...”

Saint-Hilaire, em seu tempo, levou um pequeno índio, ‘desses perdidos pelos Jesuítas’ e arrebanhado das missões, como lembrança para um amigo do Rio de Janeiro, que lhe tinha lhe pedido uma lembrança da viagem!



Também sofreu com intoxicação por ingestão de mel de lechiguana, provada nas franjas do Ipirapuitã, sendo esta uma reminiscência dos males que sofreu o grande cientista e relatada por ele em seu leito de morte na França, de onde completou suas magistrais impressões com vários livros de botânica, herbários e livros sobre as viagens no Brasil – coleção “O Brasil visto por estrangeiros”.


Registros históricos, já anacrônicos, mas fundamentais e clássicos da evolução de nosso país!


Saudações. Outubro de 2023.



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page