Uma Breve História da Filosofia - Nigel Warburton.
- Mauro Luiz Kaufmann
- 27 de jan. de 2021
- 1 min de leitura
Se fôssemos brevíssimos: de Sócrates até hoje... !! Mas o autor, filósofo britânico Nigel Warburton, faz isso melhor, recheando o livro de resumos das ideias destes 'amigos do saber'.

São quase pílulas, três a quatro páginas sobre filósofos importantes, que se sucedem rapidamente - dando uma zonzeira no emaranhado de posições, teses e antíteses. E acrescenta ainda mais, cientistas como Darwin, Newton, Einstein, Thomas Khun, Turing e outros que alçaram voos mais altos do que os humildes 'frangos terrestres' -- Ver postagem com carta aos Alunos do Anchieta.
Ilustro esta resenha me atendo ao Existencialismo, corrente de pensamento do pós-Segunda Guerra - 1943, com 'O Ser e o Nada' de Sartre, que foi acompanhado por outros franceses como Camus e Simone de Beauvoir com seu 'O Segundo Sexo' - que apregoava a liberdade de escolha como pressuposto de todo ser humano:
"É difícil lidar com a liberdade, e a maioria de nós foge dela. Uma das formas de se esconder é fingir que não somos livres."
Então, destas escolhas libertárias se originam nossas angústias existenciais. Tal como ouso fazer: - Leiam este livro que estou lhes apresentando, pois pode suscitar reflexões interessantes como as que eu mesmo vivenciei. - Contudo, você é livre para aceitar esta sugestão de leitura, ou refutá-la. Você é livre!
Melhor seria, portanto, que eu mesmo não sugerisse nada, para leitura alguma e nem sequer opinar sobre algo e ainda ousar abrir postagens no Instagram?? Também sou livre para fazer ou não fazer, opinar ou silenciar... E esta é a minha própria angústia existencial?!
Saudações, Jan/2021.
Comments