Nos meados do século XIX foi publicado este livro de aventuras. O autor e seu amigo Toby zarparam em um navio para experimentar o ‘pé no tombadilho e no cordame’ pelos mares do sul – Pacífico, que de paz pouco havia naquele mundo polinésico.
Fugiram dos abusos do trabalho árduo e indigno, ficando isolados com os nativos das Ilhas Marquesas. A narrativa de seus périplos de sobrevivência, costumes locais, luxuriantes florestas e animais foram aplaudidos pela família após seu resgate e retorno aos EUA.
Nascia assim um escritor de talento, com uma narrativa detalhista e o primor pelas sensações e ambientes, ao ponto de, no seu famoso ‘Moby Dick’, a parte da descrição minuciosa da anatomia das baleias cachalotes, poderia ser muito bem um ‘gabarito’ para biólogos e naturalistas da espécie.
“Dezenas de nativos malhavam vigorosamente com seus pilões de pedra na preparação de massas de poi-poi, e outros colhiam frutas de pão e jovens cocos nos bosques circundantes, enquanto uma enorme multidão, com o propósito de encorajar os trabalhos dos outros, permanecia imóvel, e gritava fortemente, sem intromissão.”
Saudações. Dezembro de 2023.
#taipi #polinesia #taiti #aventura #romance #maresdosul #ilhasdopacifico #mobydick #hermanmelville #eua
Comments