top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Osvaldo Aranha - Moacyr Flores.

Pequeno livro de 91 pg. (1990, tenho 2ª ed. de 1996), escrito pelo Prof. Moacyr Flores, apresenta o gaúcho Osvaldo Aranha. Figura política importante no desenrolar do período getulista da história brasileira, no que se chama saída da República Velha e constituição da Segunda República, a partir de 1930.

Osvaldo Aranha esteve na ponta de articulações políticas, tramas e conspirações típicas caudilhescas e positivistas herdadas do grupo gaúcho de Júlio de Castilhos e Borges de Medeiros. Também participava ativamente de enfrentamentos armados, arremetidas de cavalaria e arruaças das disputas regionais entre chimangos e maragatos no sul do país.


Foi advogado, ministro de Estado em várias áreas, participando da execução do que se poderia chamar "regramento" do novo ideário de Estado - fundação da OAB, política externa do Pan-americanismo, de disputas com a Argentina, abandono forçado do "germanismo" e aprovação do Estado de Israel.



Enfim, o livro pode abrir mais estímulo de leituras sobre esse personagem nacional que, especula-se, pudesse estar acima da figura de Getúlio Vargas, nas inspirações democráticas, na aspiração de um papel de alcance internacional para o Brasil. Sua ascensão pessoal parece ter se elevado de herdeiro da clássica aristocracia rural de um Brasil patrimonialista ao representante de vertentes políticas mais universais.


Livro que pode inspirar por novas leituras desse personagem e época - há lançamentos mais atuais, fotográficos - para compreendermos se a história constrói o homem ou homens "de outra forja" constroem nossa história ?!


Saudações. Fev/2021.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page