top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Os Farsantes - Graham Greene

Atualizado: 5 de jun. de 2020

Me perguntou um amigo: - Onde achou esse livro?! - Ué, catando! Bem, foi assim, mas catei a partir de leituras anteriores, que se encadeiam em um tema, um espaço geográfico ou uma mudança de interesse apenas. Os Farsantes é um livro que valeu a busca - The comedians como título original, lançado em 1965-66 pelo autor inglês Graham Greene. Faz uma construção temporal do período do terror no Haiti sob o governo sanguinário do médico-presidente-ditador François Duvalier, o Papa Doc.



O personagem herda, de uma mãe "perdida", parte de um hotel, que torna-se então a âncora de uma vida desenraizada desde o abandono pela família em um colégio Jesuíta na Europa. Precisa "interpretar" um papel que se fortalece por encontrar um amor, uma terra e uma causa, mesmo que não seja clara, a vida-morte banalizada de tantos haitianos, negros e paupérrimos.


Me ocorre pensar, que se é um papel, onde os personagens encontram um palco na efeméride da morte por um olhar dos Tonton Macoute? Para onde encaminha o enredo de uma desesperança sem fim, que a realidade da história, além do livro, confirmou-se trágica com o Baby Doc "Duvalier"?


Veja você também se concordará: nos sonhos idílicos da humanidade estará o abrir e fechar da cortina do teatro de cada um, individualmente?! É claro, se recheado de amor, uma ilha paradisíaca e em uma revolução redentora! Gostei do livro. O autor tem outros títulos entre suas obras, como Nosso homem em Havana, O americano tranquilo, dentre outros.


Saudações. MAI/2020.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page