Schiller, autor alemão do século XVIII tem, nesta sua primeira obra, um enredo romântico e violento, carregado de simbolismos e paixões. Foi um peça teatral que modificou vetorialmente seus próprios desígnios de uma servidão para uma liberdade gloriosa. Esse autor, que trabalhou com Goethe em inúmeros textos, deixou sua marca.
A obra de sua juventude, Os Bandoleiros, foi admirada pela sucessão de emoções e realismo mítico, até hoje admirada. Jovens irmãos, herdeiros de um patronato medieval da Saxônia, principado alemão, traçam rumos entrecruzados, apopléticos e dramáticos.
Amor, poder, libertação, crimes e desvarios. As fontes shakespeareanas transbordam... Descubro, em leituras de apresentação, que o estilo é dito "titanismo - Sturm und Drang".
"O Velho Moor - Tu o sabes, ó céu. Por que fui me deixar seduzir pelas intrigas de um filho? Como um pai adorado eu andei pelo mundo entre os outros pais da humanidade. Meus filhos floresciam cheios de esperança e belos à minha volta. Mas ... oh, a hora fatal! ..."
Saudações. Jan/2021.
Comments