top of page

O Século dos Cirurgiões - Jurgen Thornwald. - 02 de Julho, Dia dos Hospitais !

  • Foto do escritor: Mauro Luiz Kaufmann
    Mauro Luiz Kaufmann
  • 2 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de jul. de 2020

Este é um livro cheio de obviedades e riqueza de superação científica quando lido sob a lente atual: Como? Cirurgia sem anestesia, com quatro brutamontes segurando o 'paciente-vítima' para retirar um tumor? Um tumor operado? Mas não é um sinal de que Deus o marcou com um destino irreversível, de buscar a paz com o Salvador?!


E você, senhor Semmelweis, que anda espalhando que são as 'sacrossantas' mãos dos médicos que estão sujas e espalham a morte de parturientes? Você será expulso deste hospital, espalhando que devemos usar roupas limpas e lavar as mãos após fazermos dissecações em cadáveres!


Para o deleite de uma leitura da história de ciência aplicada à saúde, de pioneiros que arriscavam suas vidas e prestígio para avançar em cuidados e na sobrevida de muitos. O autor, alemão Jurgen Thorwald, recuperou os diários de seu avô americano que, temerosamente, envolveu-se na efervescência de personagens da história médica. Este avô - Henry Hartmann, sabia ver longe! Viu a ciência!


"Das seis gestantes que haviam dado à luz no velho e decaído palácio medieval, uma morrera, outra agonizava e as quatro restantes encontravam-se em estado grave, todas de febre puerperal. O médico de serviço era o primeiro cirurgião da casa, que - sem a menor noção de higiene das mãos, dos instrumentos e das roupas - andava de cá para lá entre as incisões supuradas dos operados da sua seção cirúrgica e as puérperas da maternidade." Viena, primavera de 1851.


Dentre todos os relatos que você viverá com este livro, penso que o manejo da dor e anestésicos (as drogas) e a descoberta dos micróbios - agentes invisíveis e ainda assassinos, como a sempre tuberculose do Bacilo de Koch e o atual Coronavírus - são os muitos enredos dessa relevante história, mas, acima de tudo, posicionam-se os humanos que se elevaram além de seu tempo: Semmelweis, Florence Nightingdale, Koch, Skoda, Morton, Lister e inumeráveis outros, celebridades ou ocultos nos recônditos de suas pesquisas ou de seus trabalhos.


Minha homenagem àqueles com quem aprendi! E aos que no front desta pandemia seguem em pé!


JUL 2020. Li em edição eletrônica, que repassei para o meu amigo Wagnes Francheschi. Saudações.

2 Comments


valentefurg
valentefurg
Jul 09, 2020

Oi, Mauro, teu texto revela em poucas palavras, o quanto o livro indicado descreve a saga da humanidade que nos trouxe aos dias atuais de grande avanço na medicina. Como indica a tua homenagem aos profissionais da saúde, a luta hoje é pelo conhecimento mais amplo do novo coronavírus. Grande abraço!

Like

Nardély Ilha
Nardély Ilha
Jul 02, 2020

Caro Mauro, se o livro já era bom, com uma resenha dessas ficou imperdível. Tudo bem, sou suspeito para te elogiar, mas um suspeito sincero!

Like
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2020 por LerVerOuvir

  • White Twitter Icon
bottom of page