Escrito em 1964 sob o pseudônimo de 'John Sedges' - "... nome simples, e masculino, porque em nossa sociedade os homens em nossa sociedade desvantagens que as mulheres, tanto na profissão de escritor como nas demais." - a grande escritora americana Pearl S. Buck, resolve apresentar a saga do vida americana.
O Cidadão, personagem título do livro, como não poderia deixar de ser, por mais que se negue, teria que ser um imigrante pobre e destemido, precavido de boa fé protestante e muito trabalho para oferecer à nova pátria. Jonathan, o cidadão recém chegado como semi-indigente, ainda não se imaginava com esse título de distinção, tampouco com uma cidade futura no encontro de trilhas nos fundões do Arkansas, terra bravia nas rotas de progressão para o Oeste, nos confins descampadas pradarias americanas.
Com Townsman (1945), título no original, e não The Patriot (1939), que poderia nos confundir na tradução desatenta, a autora Pearl Buck oferece uma 'pérola' mais extraviada de sua produtiva carreira de escritora, pois remete ao enredo histórico de seu próprio país, os EUA.
Tinha vivências de imigrante, como menina acompanhando a família na distante China, onde começam as escritas com livros que apresentam o cotidiano dos chineses, desconhecidos costumes e crenças, tornando-se uma expoente conhecedora e estudiosa dessa cultura asiática.
Desta premiada autora, grandes livros. Saudações, out/2021.
Comments