Os efeitos dos seres humanos no ambiente global são considerados tão significativos por alguns cientistas, que eles argumentam que os seres humanos se tornaram uma importante força motriz das mudanças ambientais, em pé de igualdade com as forças da natureza. É este rápido impacto que levou alguns geólogos a nomear oficialmente, mas ainda não reconhecer oficialmente, este período, muito recente da história da Terra, como o Antropoceno.
Deixando de lado as críticas e as disputas sobre a validade geológica dessa ideia, os efeitos da população humana e do desenvolvimento econômico como parte dos processos de globalização influenciam o ambiente natural, tanto quanto o ambiente natural determinou anteriormente a existência da vida humana em todo o mundo. Uma parte de nossa presença são os principais links de infraestrutura de comunicação e transporte que moldam o planeta humano.
As informações de um mundo interconectado, redesenhado neste mapa, foram reunidas pela Globaïa, uma organização que aumenta a conscientização sobre as mudanças globais, que caracterizam o Antropoceno. As camadas individuais que emergem na imagem mostram áreas de construção e a poluição luminosa das cidades (branco/amarelo sobre a terra), estradas (verde), linhas ferroviárias (laranja), rotas de transporte (branco/azul sobre o mar), oleodutos (vermelho), linhas de transmissão (azul) e cabos submarinos (amarelo sobre o mar).
Neste mapa, as áreas mais populosas têm mais amplitude (reduzidas nas áreas mais despovoadas), reprojetando as camadas de ação e interação humanas de acordo. O cartograma coloca um foco especial na densa rede de links nas áreas em que as pessoas vivem.
Em vez de ser uma mera imagem de áreas densamente construídas e com uma desordem de infraestrutura, este mapa destaca algumas diferenças significativas: a distribuição de luzes das cidades mais brilhantes, onde todas as conexões globais se fundem, predomina nas partes mais ricas do planeta.
Além disso, áreas como o leste dos Estados Unidos mostram uma teia de aranha complexa de todos os outros elementos exibidos no mapa. O continente Africano é caracterizado por ter muito menos linhas de comunicação e muito menos ferrovias do que muitas outras partes do mundo. Características semelhantes emergem nas rotas marítimas, indicando as conexões desiguais das rotas comerciais globais e o desequilíbrio dos padrões subjacentes que têm um impacto tão alto nos recursos do planeta.
O impacto da ação humana afeta todo o globo, mas para grande parte da população mundial, o planeta esta longe de ser uma vila global, antes sendo uma rua de mão única que canaliza seus recursos, como petróleo ou gás, para os espaços que são o mundo real do Antropoceno.
Saudações. Jul/2020.
Σχόλια