Belíssimos livros, em três volumes da francesa Muriel Romana. Sim, autora Romana, mas francesa! Há várias publicações históricas e de viagens, mas com as viagens do veneziano Marco Polo para a Ásia ela fez mais sucesso.
- No primeiro volume há um jovem enamorado que vive em sonhos de riqueza e aventuras como de seu pai Niccolo e seu tio Matteo já tinham vivido: o Oriente! Marco Polo, A Caravana de Veneza, é a epopeia de sua ida ao reino do Grande Khan, na China. Os Polo seguem em família, com segredos diplomáticos disfarçados em uma caravana de negócios. Tempestades assombram os navios, uma terra exótica com um fogo sagrado que brota do chão para rituais do Zoroastrismo, a Pérsia dos corpos libidinosos e haréns sofisticados...
- No volume 2, Além da Grande Muralha, está o vasto império Mongol, ou Chinês, com um governo tirano - Dinastia Yuan formada pelo dominador Gengis Khan. Luxo e esplendor inumeráveis, uma corte ornada de ritos e intrigas para favorecer uns ou outros. Marco Polo segue de perto os passos do Grande Kublai Khan, neto do fundador do Império mais vasto já constituído. Um servo graduado pede em um albergue:
"-Quero peixe cru e gelado. O porco assado, mas não queimado. Quanto aos patês, traga para mim uma porção simples e outra, para meu companheiro, com molho. Traga-nos também uma porção de arroz dourado, uma de arroz envelhecido e outra de arroz com grãos de lótus vermelho."
- Com o terceiro volume - O Tigre dos Mares - o adulto Marco Polo está no seu apogeu de negócios e importância: foram quatro anos para vir, dezessete em permanência e mais quatro anos para a viagem de retorno à Veneza natal. Ele esteve envolvido em missões nomeadas pelo Grande Khan, conheceu a vida e as revoltas de uma terra imensa e desconhecida. Seus registros dos povos e reinos de além mar, das ilhas orientais - japonesas, coreanas, malaias, do continente indiano e de mares desconhecidos - incorporaram um indescritível universo aos europeus nos idos do século XIII. Além dos relatos, Marco Polo trazia riquezas em gemas, em mapas e vislumbres das futuras descobertas marítimas, muito além da Rota da Seda!
A autora recria uma aventura portentosa e histórica. Vale a leitura, com certeza.
Saudações. Abril/2021.
#marcopolo #aventura #viagemhistorica #imperiomongol #chinaantiga #oriente #asia #romance #MurielRomana #frança
Comments