top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Mantendo e Promovendo a Saúde!! 2/8

Já vimos alguma coisa de como as vacinas nos trouxeram mais anos de esperança de vida - a chamada expectativa de vida. Na década de 1960, no Brasil, vivíamos em média 54 anos e, atualmente, está média está em 76 anos de vida, sendo de 80 anos para as mulheres e 73 anos para os homens. Portanto, vitória importante para as vacinas que usamos.


Outra condição essencial para a saúde é manter o peso corporal equilibrado, conforme a estatura e biotipo individual. Um cálculo rápido de se usar é a altura (cm) menos 100, então reduzir 5%, 10% ou 15% desse valor conforme o biotipo: brevilíneos (baixos) / mediolíneos (médios) ou longilíneos (altos), respectivamente, para saber sabermos o nosso peso ideal. Exemplo: biotipo médio, 170cm altura, resultará em peso ideal de 63kg. Durante uma gestação pode-se aceitar como normal 8 a 12kg de aumento total, até o final da gravidez.


O peso é um resultado equilibrado de atividade física e alimentação. Sugere-se cerca de 30kcal/dia/kg do peso ideal (não o da balança!) como carga calórica, dando em torno de 1800 a 2200kcal/dia, oferecendo menos oferta para pessoas sedentárias, aquelas com baixo esforço braçal.


E podemos citar um importante avanço para os brasileiros nesse sentido: nos últimos 20 anos foi possível ver uma redução da desnutrição em torno de 80 a 90%, sendo a desnutrição um problema, ainda, para 5% da população em geral. Lembram-se de como contávamos a desgraça da desnutrição infantil, diarréia, anemia e verminose? Melhoramos, a tal ponto que com mais anos de vida - envelhecendo a população - já surge como preocupação a obesidade, agravando muitas outras doenças crônicas da idade. Viver mais tem seu preço!!


Os nutrientes da dieta podem ser distribuídos em torno de: 10-15% em gordura, 15-20% em proteínas e cerca de 60% em carboidratos (glicídeos/açúcares). Tais calorias devem ser divididas preferencialmente em quatro refeições diárias.


Vitaminas e minerais (cálcio, sódio, fósforo, zinco etc) devem ser buscados em grãos pouco processados, frutas e legumes frescos e derivados de leite. E lembremos que calorias também vem desses produtos, pois tem frutose e sacarose como açúcares!


IMPORTANTE - Se houver manutenção do peso ideal, realizarmos atividades físicas semanais durante 2h a 3h, não fumarmos, mantivermos controle da pressão arterial e ingerirmos cinco porções diárias de frutas e legumes, teremos em média cinco anos a mais de vida, mesmo iniciando esses hábitos após os 45 anos de idade! Parabéns! Mais cinco aniversários para todos nós! Saúde é auto-cuidado!


Autor: Mauro Luiz Kaufmann - Médico, especialista em Clínica Médica, Medicina Intensiva (UTI) e Acupuntura; Mestre em Sociologia;

Maio/2020.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page