top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Histórias íntimas, sexualidade e erotismo na história do Brasil – Mary Del Priore

Os livros de história são sempre instigantes, pois ... ‘quem conta um conto melhora um ponto’! E a professora e escritora brasileira Mary Del Priori apresenta uma obra com acréscimos.



Ela apresenta as relações interpessoais sob a lupa da sexualidade, seus prazeres e seus padecimentos. Desde o período colonial, com a supremacia da igreja nos destinos de todos - “... onde a mulher era considerada um ninho de pecados”, e ainda sob o mistério da ciência em relação ao corpo e seus ‘ciclos ligados à lua’ - até os dias atuais, de um mundo cheio de especialistas e de exposições acerca do erotismo e individualidades.


Os entre-choques mediados pela sexualidade, de amor e ódio, já tiveram muitas histórias no mundo: na Odisseia, contadas por Shakespeare ou Aristófanes no seu ‘Lisístrata’, nos relatos de Saint-Hilaire - ... as índias do Brasil deitam com os índios por obrigação, com os brancos por interesse e com os negros por prazer, segundo dito pelas próprias... – ou nas recriações de nossas mídias onde, ainda hoje, pintam-e-bordam ‘as belas, recatadas e do lar’!


E é assim, impregnados de mudanças políticas, econômicas e sociais que homens e mulheres se realizam sexualmente, ...ou não. Mas o poder tem de fato acompanhado as mulheres nas suas conquistas, como compreendido por E. Hobsbawm: a mulher ter saído de casa está entre as cinco mudanças essenciais do século XX, tornando-as independentes, emancipadas de companheiro e filhos e senhoras de seus úteros.


E também, muito sobre os homens e suas complexidades. Boa leitura. Agosto 2022.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page