Heródoto de Halicarnasso, capital da Cária, província grega da Ásia Ocidental, viveu no mundo cosmopolita do Mediterrâneo do século V antes da era atual. Estimulado por um tio poeta, teria viajado pelas colônias gregas da Ásia, pelo extenso território do Império Persa, que se estendia da Índia, Arábia, Mesopotâmia, bordas do Mar Negro e delta do Danúbio, Macedônia, Egito e tantos outros povos vassalos e tributários.
E com ampla observação e coleta de dados geográficos, culturais e religiosos que ele legou a obra História - do período anterior, remontando ao mítico período da Ilíada, de Homero até a sua época, com memoráveis relatos do entrechoque das civilizações grega e asiática. Ainda hoje historiadores e 'populares' esboçam diferenças herdadas deste período: o Helenismo, solo de um Europeísmo moderno científico versus o Misticismo oriental, com suas próprias crenças e ritmo de vida.
São dois belíssimos volumes, algumas notas, que devotam muitas páginas às batalhas épicas das invasões persas na península grega e insulares. A queda do Império Meda, do governante Creso, com Ciro. O governo de Dario e seu filho Xerxes... Os heróis de Esparta, chamados também de Leucedemônios; os Atenieneses, povo de costumes libertários e republicanos que cativaram a fidelidade de Heródoto. História de muitos (circunavegação da África por Fenícios, a mando de um faraó, exploração Cartaginesa do mar, além das Colunas de Hércules, a exploração dos rios Nilo e Danúbio a partir de seus deltas...), que das cinzas do tempo deixou esse autor, considerado o 'Pai da História'.
- Nilo, rio acima...
"Os hipopótamos que ali encontramos [acima da ilha Elefantina] com nome de papremito são sagrados, não o sendo, contudo, no resto do Egito. É um possante animal de pés e focinho achatados, dentes salientes..."
- Os Persas...
"Sentem os Persas no dever de festejar seu aniversário de nascimento, mais do que qualquer outra data... -Depois das virtudes guerreiras, encaram como grande mérito o ter muitos filhos."
- Santuário dedicado a Athena Pronaia, Delfos; e Atena e Posêidon, disputam prêmio 'protetor' à cidade de Atenas, mostrando a primeiro pé de oliveira plantado pela Deusa vencedora.
- Os Gregos ...
- Auriga [cocheiro] e a corrida de carruagem de quatro cavalos. Ânfora do século VI a.C.
"O poderio dos Atenienses aumentava cada vez ais, o que vinha provar ser mais vantajoso o equilíbrio de forças entre os cidadãos e o governo." "[Esparta] Quando o rei comparecia a uma reunião pública, todos os presentes se levantavam, numa manifestação de respeito, exceto os éforos, cuja magistratura era, sob certos aspectos, superior à dignidade real, pois fora instituída para impor-lhe limites."
Saudações. Out/2021.
Comments