Este é um livro de vívido roteiro - da história ancestral até nossos dias! Migra da China, Pérsia, Egito e Grécia, primórdios da civilização, cumprindo na citação de personagens conhecidos e outros revelados. Mas em muitos detalhes que os justifiquem na lista de 'Heróis da História.
O autor, que faleceu com 96 anos (1981), foi como um tradutor destes cordéis do tempo, pois além de obras escritas, motivava-se a redescoberta até os anos próximos de sua morte, quando ainda transformava textos em programações televisivas e de rádio. PremioPulitzer, Will Durant foi um mestre até o fim!
Também o trajeto dos heróis está matizado de política e poder, impérios com promessas de resplandecência eterna e quedas fragorosas, ímpetos artísticos e religiosos que constituem a humanidade e seus múltiplos prismas e arestas.
Dos períodos das luzes ao obscurantismo, das mortes dos heróis e civilizações aos seus renascimentos, este é um livro que, bem registrou um amigo - Porque não o li na adolescência?! Então, assim pareceu-me, livros, educação e cultura podem forjar homens onde a palavra 'ADULTO' seja escrita em maiúsculo!
Saudações. Jul/2020.
Comments