Nesta obra uma historiografia épica de nações indígenas da América do Norte. São múltiplos e substanciais textos das diversas tribos nativas dos EUA e Canadá, das também muitas guerras de sustentação pela vida, e pelas terras às quais amavam.
Com esta publicação (1970), o autor Dee Brown, transformou a visão predominante sobre os povos subjugados e exterminados com o confronto com os colonizadores da América - e mudou também a si mesmo.
A VERDADE não é uma premissa humana inata. As versões que prevalecem são dos vencedores. O pedido - título do livro - réquiem do líder Lakota Touro Sentado, expressa os desejos que restaram aos vencidos.
Os detalhes de inúmeras batalhas, acordos e desacordos, traições e a 'velha e criminosa rapinagem', a fome e as doenças, os podgroms, os assentamentos em reservas podem ser vivenciados.
Epopeia de povos, nações que subjugadas tornaram-se minorias. Mas pode-se, eticamente, defender o poder da maioria e o desrespeito com minorias? Inclusive justificando massacres?!
"Nuvem Vermelha, no cap. 19 - Não havia esperança na terra, e Deus parecia nos ter esquecido. Alguns disseram que viram o filho de Deus; outros não o viram. Se ele tivesse vindo, ele faria algumas grandes coisas como ele fizera antes. Duvidamos disso porque não o vimos, nem as suas obras. O povo não sabia, não se importava. Voltou-se para a esperança. Gritavam como doidos por sua misericórdia. Confiavam na promessa que o ouviram fazer."
O livro pode ser baixado grátis em pdf, 360pg, na internet. Também pode-se ter uma visualização no filme, dublado, título original 'Bury My Heart At Wounded Knee' do diretor Yves Simoneau (2007).
Ainda aguardo uma narrativa deste quilate sobre os nativos do Brasil...
Comments