top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Educação é Saúde 3/8

Nosso planeta é coberto por 70% de água. Isso dá inclusive uma cor vista do espaço - a Terra é o Planeta Azul! E água é Oxigênio e é o gás da vida na Terra. E da água é que vieram os humanos. E para onde iremos?? Bem, aí já é outra conversa...


Sabendo que o corpo humano é constituído de 60% de água (80% para os bebês), já temos ideia do valor de uma hidratação adequada. Uma pessoa de peso médio - 70kg, precisa em média cerca de 2,5 litros de água por dia. Claro, dependerá da temperatura ambiente: se estiver calor, maior atividade física, maior ingesta de alimentos ou até febre, esse volume aumentará em três a seis vezes. O organismo exige esse equilíbrio entre parte líquida e sólida no nosso corpo, a chamada homeostase.


Bom é evitar bebidas geladas durante refeições ou demasia de álcool e sal - ressaca certa no horizonte se houver exagero. A ressaca é, de certo modo, repercussão de desidratação, um desequilíbrio! A água dilui os alimentos ingeridos e evita cálculos de rim e vesícula. Nossos chás e água na temperatura ambiente são opções saudáveis para melhorar a digestão. O chimarrão do gaúcho abre o apetite, é digestivo? Pois a temperatura já é remédio, mas não tome muito quente que precisamos evitar o risco de câncer de esôfago. Como diz o ditado: nem tanto ao mar nem tanto à terra!


Os alimentos, principalmente grãos, vêm sendo incorporados ao uso humano desde cerca de 10 mil anos atrás, com o desenvolvimento da agricultura e os primeiros assentamentos. Os seres humanos podiam viver em lugares por tempo mais prolongado sem sair coletando e caçando - inauguraram um novo ciclo de vida. Mais tarde, também os animais foram domesticados e usados como fonte preciosa de alimentos. Diferentes locais do planeta foram se desenvolvendo, em tempos diferentes de evolução e plantas específicas para cada região. E adaptados para cada clima! Estes povos primitivos perceberam que precisavam entender o tempo, as estações, as chuvas e tudo mais. Desta época ancestral, grandes festas foram herdadas, em comemorar as colheitas e a abundância: o Carnaval, as Bacanais romanas do Deus do vinho Baco, etc. As navegações da Europa que exploravam os mares no século XV sonhavam com a riqueza das especiarias, pimenta, cravo e produtos exóticos. O sal era de tal modo precioso para temperar e manter os alimentos sem apodrecer, que até hoje buscamos o nosso valorizado "salário" de fim de mês!


Dentre tantos aspectos a se comentar sobre a saúde alimentar - Diga-me o que comes que te direis como estás - que finalizo minha conversa sugerindo uma bela leitura, afinal de contas... Informação e Educação são Saúde!


- Livro belíssimo de Tom Standage - Uma História Comestível da Humanidade (Ed. Zahar).


Autor: Mauro Luiz Kaufmann - Médico, especialista em Clínica Médica, Medicina Intensiva (UTI) e Acupuntura; Mestre em Sociologia;

Maio/2020.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page