Este histórico livro do biólogo e pesquisador Messias Cavalcante, mineiro ...é claro, dá os aromas e os sabores no qual estavam ‘mergulhados e esfumaçados’ os nativos das Américas. E se ‘a gente é que gente come’, podemos crer que as necessidades da sobrevivência em liames bem trançados, comia-se raízes, aves, peixes, caças, pescados do mar e... gente (!) – como o Bispo Sardinha, ou o guerreiro Tupi dos versos de I-Juca-Pirama (1851), por Gonçalves Dias:
Não vil, não ignavo,
Mas forte, mas bravo,
Serei vosso escravo:
Aqui virei ter.
Guerreiros, não coro
Do pranto que choro;
Se a vida deploro,
Também sei morrer.
E a obra "Comidas dos Nativos..." fala do uso de armadilhas, de plantas intoxicantes e paralisantes, de fisgas e lanças nas caçadas e pescarias, das igapebas (jangadas), remos e vasilhames, dos animais domesticados, do cozimento e preparos, do uso de temperos e fontes do sal, e dos cuidados em expedições e da amamentação das crianças.
Não me estendo em mais listar, pois caberá ao leitor atento um olhar próprio. Talvez descubra aqui mais curiosidades para participar com sucesso das séries ‘survivors, vida selvagem, largados e pelados, etc.’ Porém... bem alimentados, talvez de espíritos guerreiros!!
“Indígenas da região do rio Uaupés, da Amazônia, gostavam de um caranguejo, por eles chamados de sã-sã, abundante em alagados e igapós. Pela localização do ninho, às margens dos igapós, era possível prever ano a ano o nível das enchentes. Isto porque o ninho, para proteger seus ovos contas os peixes, era feito a uma altura que não seria atingida pelas águas.”
“Para os esquimós [neologismo que significa comedores de carne crua, criado pelos brancos para nomear os inuítes, o povo] Yupik o peixe era a base da alimentação, sendo tão importante que a palavra para comida neqa era a mesma para peixe.”
E de doce, o que saboreavam? Mel e frutas maduras! Mas também algo que se assemelhava ao sabor, como, de fontes diversas, c'os fermentados e em putrefação.
Então, degustando um fermentado ou destilado, doce ou salgado, quente ou gelado... boa leitura lhe espera!
Saudações. Abril 2023.
Comments