top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Clássicos do Mundo - Literatura infanto-juvenil.

Como opção para que "os dos quartos" - digo, a criançada pandêmica que tripudia noite-e-dia os aplicativos on-line - consigam um prazer nas leituras, tenho como sugestão esta coleção de Clássicos do Mundo. Adaptações ilustradas, várias escolhas...



§ O Uraguai, do luso-brasileiro Basílio da Gama (Arcadismo), por Luiz Galdino e Daniel Araujo. Reconta a epopeia dos nativos guaranis do sul da América espanhola. Organizados em Reduções pelos Jesuítas, estes índios estiveram entre as espadas de Espanha e Portugal quando as Missões e a Província Cisplatina trocaram de dono pelo Tratado de Tordesilhas. - Herói? Sepé Tiarajú?!

§ Mahâbhârata, mitologia adaptada por Edson Cruz e Anasor. Foi um poema cantado sobre a fundação da Índia, com as disputas das famílias Pândavas e Káuravas. Que lado tomam os deuses? Que razões há para todos ou alguns?

§ Édipo Rei, do dramaturgo ateniense grego Sófocles (séc V a.C), contado por José Aragão e Daniel Araujo. Narra a vida e desventura do Rei Édipo de Tebas, cujo sortilégio foi tão expressivo que até hoje vivemos o seu "complexo".


Bem, são opções para o 'enfrentamento pandêmico', não sei se apenas da COVID19 ou dos subprodutos das tecnologias. Até hoje ainda não sei se me refiro às tecnologias como "de aproximação" ou de "distanciamento". Da COVID19 pelo menos sei a melhor! Abraços.


Saudações. Mai/2021.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page