Yu-fang , a avó - 1909 a 1969. Período Manchu; "Seu grande tesouro eram os pés enfaixados, chamados na China de "lírios dourados de oito centímetros". Isso queria dizer que ela andava 'parecendo um tenro broto de salgueiro na brisa da primavera'..."
Bao Qin ('Cítara Preciosa'), a mãe - 1931 ... Invasão Japonesa e Revolução Comunista; "Na tradição chinesa, a pessoa que tinha mais poder sobre uma mulher casada era sempre a sogra, à qual ela devia completa obediência, e que a tiranizava. Quando ela, por sua vez, se tornasse sogra, atazanaria a nora do mesmo jeito."
Er-hong/Jung, a filha, escritora - 1953... "Papai está perto, mamãe está perto, mas ninguém está tão perto quanto o presidente Mao."
Este belíssimo livro é um documentário escrito em primeira pessoa, com pessoas reais e imagens reais colhidas desde o Império Manchu até os dias atuais da China - escrito em 1991, segue mais atrativo do que nunca.
Com a China cada vez mais 'perto' de nós, e cada vez mais 'sobre' o mundo, com suas forças fabris, culturais e econômicas, melhor é conhece-la do que ignorá-la! Ainda mais hoje - 8 de março, Dia das Mulheres, lendo livro de escritora sobra histórias femininas. Parabéns!
Saudações. 8 de março/2021 - Segundo ano pandêmico.
Comments