A vida do brasileiro Alberto Santos Dumont! Filho de D. Francisca e seu Henrique, nascido em Cabangu, MG, desde cedo o menino crescia sentindo os ventos por entre cafezais paulistas e as maquinarias da manufatura dos grãos. Detalhista e sonhador – brasileiro que voou alto e voou primeiro... Ou não?!
Fixou-se em Paris com a herança antecipada dos pais, dândi e aventureiro, generoso, rigoroso, fleumático e introspectivo, tímido e orgulhoso de suas proezas! Viveu com os grandes cientistas e políticos do início do século XX.
“A ciência tornara-se a nova religião laica, e esperava-se que os praticantes, como os aeronautas, realizassem experimentos importantes, mesmo arriscando suas vidas.”
Santos Dumont, no melhor espírito da época, correu riscos físicos, acidentes, pressões políticas e de concorrentes na sua focada ‘vida voadora’. Mesmo desconfianças e prisão por suspeição de espionagem na Primeira Grande Guerra, contabilizando a partir daí muitos destroços sobe o destino armamentista de suas descobertas e do uso para a morte. Sonhava como Nobel – enriquecido pela descoberta da dinamite...
“No momento em que dois exércitos possam se aniquilar em um segundo, todas as nações civilizadas recuarão horrorizadas e dispersarão suas tropas”.
Mas como controlar as decisões dos homens? Não é como controlar uma ‘simples’ máquina voadora:
“O controle de um avião é obtido em três dimensões...: o eixo de guinada, de arfada e de rolamento. No eixo de arfada, o controle da subida ou descida da proa é realizada pelo estabilizador, ou pelo leme horizontal... O eixo de guinada, ou controle lateral, é em geral realizado pelo leme vertical posicionado na parte posterior... o do rolamento, a rotação ao redor do eixo longitudinal do avião, ... pela ponta das asas [hoje pelo arqueamento das asas e pelos elerões, pequenos flapes, situados na extremidade traseira das asas].”
Atenção tripulação, preparar para a partida! Mantenham os cintos afivelados, o encosto alta e a mesa recolhida ... vamos voar com o Patrono da Aviação Brasileira, genuíno orgulho nacional! Homenageado também pela autoria do biógrafo americano.
Saudações! Março 2024.
#asasdaloucura #biografia #santosdumont #heroibrasileiro #aeronauta #aviacao #vidaemparis #historiabrasileira #patronodaaviacao #paulhoffman #eua #brasil
Commentaires