top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

As Boas Mulheres da China - Xinran.

Em 1997 a jornalista Xinran mudou-se para Londres atrás de oportunidade para escrever livremente. Sua trajetória em um canal de rádio em Nanquim havia lhe dado um ar de destaque e abertura - 'Palavras na brisa noturna' era um programa focado em um falas do ouvinte e ... livres, femininas.




Com esta obra "As Boas Mulheres..." ela faz registros verídicos do período do rádio e de sua própria história. Seria janela para si ou espelho de outras mulheres chinesas, ou do mundo todo?!


"Meu nome é Xinran, dissera eu no início da primeira transmissão. Xinran significa 'com prazer'. 'Xin xin ran zhang kai le yan', escreveuZhu Ziqing num poema sobre a primavera: 'Com prazer, a natureza abriu os olhos para as coisas novas'."

Personagens diversas e insólitas pontuam seu livro: a domesticadora de mosca suicida, a catadora de lixo, a universitária, a filha do general ...














"O homossexualismo tem sua própria história, que vem desde a Roma antiga, no Ocidente, e as dinastias Tang e Song, na China, até os dias de hoje. Existem argumentos filosóficos que afirmam que tudo o que existe tem uma razão de ser. Então, por que a homossexualidade é considerada irracional na China?"


Depois dessa ouvinte, houve correria no estúdio, o microfone fechado e uma música por mais de um minuto até retomar o microfone ... 'do mundo das mulheres'.


Desejo boa leitura a todas e todos. Mês do 08 de março no Ocidente!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page