top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

Amílcar, Aníbal & Asdrúbal. Trilogia de Cartago - Patrick Girard.

A fundação de Cartago no norte da África remonta à lendária expedição da princesa Dido, ou Elis(s)a. Sua origem fenícia, povo navegador que dominava o Mediterrâneo por milênios, governava área do entorno do atual Líbano (Tiro) e Síria.


Nos livros-títulos destes livros, de grandes reis herdeiros e governantes de Cartago, o francês Patrick Girard, reconstrói os períodos áureos das civilizações cartaginesas e romanas, mostrando que o grande mar do meio das terras já era pequeno para civilizações poderosas: cartagineses, gregos e romanos.


Amílcar Barca (vol I) inicia suas peripécias por volta de 250 aC com as disputas da conquista da ilha da Sicília e do porto dominante de Siracusa por Roma. Mas o general Amílcar, filho aristocrático e imperioso de Cartago já não suportara outros embates - as Guerras Púnicas já se estendiam por anos, levando vida e fortuna do Reino que idolatrava um deus selvagem e sanguinário, Baal Amon. As decisões cruéis das guerras não permitiram que uma corda de socorro fosse jogada pelo seu "fiel" ajudante, livrando-o das águas mortais.


A poderosa Cartago não se desfez com a perda de um homem. Seus estandartes continuavam no alto de navios e cidades, nas duas bordas do grande mar. Aníbal (vol II), filho de Amílcar, prometera ao pai vingar-se dos romanos. Ele transpôs o mar com seus exércitos e mercenários, seus elefantes aterrorizantes e, entrando por Nova Cartago em 218 aC, no litoral das terras dos Iberos, próxima de suas colônias que margeavam a costa marítima a partir das Colunas de Melquart, passou pelas montanhas da Gália dominou os romanos em suas terras.

Após Cartago sustentar por mais de dois séculos um guerra praticamente contínua com Roma, Asdrúbal (vol III) viveu o seu ocaso - não ficou pedra sobre pedra e a terra onde florescia uma civilização foi salgada para que nada brotasse. Nesse período, Roma dominava as armas e a diplomacia. Suas Cúrias e Fóruns talhavam desconfianças entre os inimigos e alianças com concorrentes: Delenda Cartago, sentenciou Catão!!

Uma verdadeira epopeia histórica a ser vivida através desses romances! Tempus fugitis.


Saudações. Abril/2021.



29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Faça parte da nossa lista de emails

Obrigado pelo envio!

© 2020 por LerVerOuvir

  • White Twitter Icon
bottom of page