Alguns livros eu faço uma marcação de página, dobrando uma orelha. Deste eu fiz foto de parte para enviar e discutir com outros... E já não tenho o recorte que interessava nem marcações - Como fazer marcação do todo?! Pois A Cannery Row continua lá, em Monterey/Califórnia. Era um período em que se aglomeravam nas costas do leste americano o rebotalho do fluxo da corrida do ouro, dos paraísos dos vales de frutas e da indústria pesqueira.
A rua é caminho da vida, do trabalho, de cachorros vadios e de vadios "nem tão cachorros", vendeiros, enlatadores de sardinha e caçadores de rã! O relato de Steinbeck é puro cotidiano da história americana, mantendo o seu traçado crítico e dramático de outros clássicos, como A Leste do Éden e Vinhas da Ira. Nobel de Literatura (1962), ele não permite marcação de partes, mas lá também teve "gripezinha...":
"Doc, do Laboratório Biológico Ocidental, não tinha o direito de praticar a medicina. Mas não era sua culpa que todos em Cannery Row o procurassem em busca de conselhos médicos. Antes que ele percebesse o que estava acontecendo, descobriu-se a correr de uma maloca para outra, tirando temperaturas, receitando medicamentos, tomando emprestado e entregando cobertores, até mesmo levando alimentos de casa em casa, onde as mães o contemplavam de olhos inflamados de suas camas, agradecendo e...".
Steinbeck é power. JUN/2020. Saudações.
Comments