top of page
Foto do escritorMauro Luiz Kaufmann

A Casa das Belas Adormecidas - Yasunari Kawabata.

Atualizado: 12 de mar. de 2021

As adormecidas meninas, belas e nuas... sonhos de um náufrago em uma ilha paradisíaca, abandonado em não-sexta-feira! Pois o Japão é uma ilha, idílica e desenvolvida, cultura rica e campeã de idosos. São estes velhos, representados pelo senhor Eguchi, que naufragam em desejos, memórias e erotismos mais.


Caberia uma boa psicanálise para entender o tema do erotismo e sexualidade na velhice, e da sexualidade e submissão em toda e qualquer idade. Já li que o êxtase sexual se aproxima do abandono da morte... Poderia esta obra erótica espelhar a sociedade insular nipônica: a disciplina de um povo que vive muito, e confortavelmente, mas ainda assim com a maior taxa de morte auto-infligida do mundo?!



O autor, Yasunari Kawabata nasceu em 1899, honrado com Prêmio Nobel de Literatura em 1968, morreu pelas próprias mãos em 1972 aos 73 anos de idade.

Há livros e contos que são maiores que seus reflexos, pois que poder existe em uma escrita que representa em seus ideogramas 'a casa', a imagem do 'casal', da 'vida' pelos traços juntados em curva para uma choupana, uns braços entrelaçados e um coração?!


Assim, sugiro modestamente, lembrarmos de outras obras - A morte de Ivan Ilitch (Tolstói), O Suicídio (Durkheim), O Mundo da Escrita (Puchner), Musashi (Yoshikawa), etc, para compreender, ou não, a intersecção entre arte e escrita, amor e ódio, vida e morte [alguns títulos já apresentados neste blog].

Afinal, não será tolerando a violência e a banalização da morte que viveremos melhor! Banzai!


Saudações. Mar/2021.


28 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


João Luiz de Mello
João Luiz de Mello
Mar 15, 2021

Faltou o Borges

"O suicídio não me parece ruim; ao contrário, seria conveniente que mais gente se suicidasse; há excesso de população no mundo. "

Like

João Luiz de Mello
João Luiz de Mello
Mar 15, 2021

Também Hemingway morreu pelas próprias mãos. Também Nobel. Deve existir um certo grau de abandono, de desprezo pelo próprio envelhecimento, para escrever excepcionalmente bem. Hemingway estava cirrótico, impotente e velho, combinação intolerável para sua vida. Desmond Tutu, Nobel da Paz, é favorável ao suicídio assistido, incluindo-se no grupo de morrer quando se quer.

Garcia Marques, senil, terminou de morrer aos 87 anos, sem ajuda própria. Acredito que se tivesse crítica sobre seu estado, Gabo teria dado fim a esta perda de tempo.

Like
bottom of page